quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Pa kua Chang

"A origem do Pa kua Chang pode ser encontrada na Idade Média chinesa, mas no século XVIII que são codificadas e unificadas as técnicas pelo grande mestre fundador Tun Hai Chuan. Conta-se do mestre que participou em famoso combate que durou três dias com 'a divina mão cruzada' o diretor da escola Sing I, depois deste nenhum resultou vencedor tornando-se amigos. A palavra pa kua significa oito trigramas e chang como luta (literalmente palma). O pa kua é um dos três grandes sistemas do boxe chinês da rama interna nei chia. Está baseado na idéia esotérica do ancestral I Ching ou Livro das mudanças ou transformações, este livro conforme os anais chineses deve ter mais de três mil anos de antigüidade e os seus oito primeiros diagramas correspondem aos oito trigramas do pa kua. Cada trigrama em pa kua corresponde a uma determinada maneira ou direção de mover a palma para desequilibrar ou libertar-se da sua presa". (Trecho adaptado e com correções do site: http://www.universomarcial.com.br/artesm/paku.html)

Entenda melhor assistindo: http://www.youtube.com/watch?v=OCJzD7ZSATM

Um comentário:

Unknown disse...

Tudo bem?
Gostaria de avisar que "Pa Kua Chang" e "Ba gua Zhang" são na verdade a mesma arte marcial, a diferenciação existe apenas na escrita.
Já que originalmente a escrita chinesa não utiliza caracteres ocidentais, existe mais do que uma possibilidade de adaptação das palavras.
O mesmo se dá, por exemplo, com outra arte marcial interna chinesa, o "Tai Chi Chuan" que pode ser escrito da seguinte maneira: "Tai Ji Quan".
Abraços!