sábado, 11 de agosto de 2007

Kung fu (A MILENAR ARTE MARCIAL CHINESA)

"Para se tornar discípulo no templo Shaolin, inicialmente era necessário ter uma relação rigorosa desde os primeiros momentos. As crianças deviam ser levadas por seus pais até a porta do templo nos primeiros dias da primavera, período de chuva. Deveriam ficar ali esperando até a que fosse aberto. Os monges levavam dias para abrir os portões do templo, obrigando as crianças a ficar na chuva e ao vento. Desde este momento inicial, as crianças eram selecionadas, pois as que ficavam eram poucas. As outras, por fugirem das primeiras dificuldades, jamais agüentariam os rigorosos treinamentos do templo de Shaolin.
A idade das crianças variava entre sete e 12 anos. Tendo obtido permissão para adentrar o templo, elas passavam por outras etapas de seleção. Eram levadas a um pátio interno e seguiam até uma mesa onde se encontrava um velho monge budista. Ao sentar à mesa, eram rigorosamente analisadas no comportamento: era proibido pedir comida. As que assim agiam recebiam os alimentos e, após comê-los, eram dispensadas. As boas maneiras de terminavam que se deveria esperar o desejo dos monges em oferecer comida.
Depois de algum tempo, era dada às poucas crianças que não tinham sido dispensadas uma tigela sem o fundo e uma grande bolacha seca, do tamanho do fundo da tigela e depois era servido o chá. Aquelas que não preenchiam o fundo com a bolacha, fechando a base da tigela, eram dispensadas. Não tinham inteligência suficiente. Mas se tomassem o chá antes que o monge idoso terminasse o dele e, então, as autorizassem a beber, também eram despedidas. O respeito aos mais velhos era obrigatório aos candidatos a monge Shaolin". (Trecho da Coleção Artes Marciais, nº 2 - Ed. On line)